Sistema Drywall completa 50 anos no Brasil

Você sabia? O sistema drywall está completando 50 anos no Brasil. Em 1970, a primeira fábrica de chapas drywall no país foi inaugurada em Petrolina. A Gypsum, parceria da Innovare Construção Seca, se tornou, então, umas das principais empresas do setor. Tornando-se referência por seus esforços para difundir esse método construtivo.

O Drywall foi introduzido no Brasil pelo médico Roberto de Campos Guimarães.  Até 1995, a fábrica em Petrolina era a única do país. Com a abertura do mercado nacional nos anos 1990, multinacionais entraram no país e surgiram novos competidores, o que teve efeito positivo e fez com que o drywall passasse a ser mais utilizado, principalmente em áreas comerciais. Uma solução rápida, limpa e com acabamento perfeito.

Dois grandes incêndios nos Estados Unidos – Chicago (1871) e Nova York (1890) – exigiram a busca por materiais mais resistentes ao fogo em obras, já que as construções eram extremamente vulneráveis por serem feitas com materiais inflamáveis, como a madeira. O drywall foi descoberto pelo químico norte-americano Augustine Sackett. Em suas pesquisas, ele identificou que uma massa de gesso revestida com lâminas de cartão em ambos os lados resultava em algo muito mais seguro. Ao usar material com resistência mecânica, bom acabamento e, principalmente, resistente ao fogo quando aplicado para revestir as estruturas de madeira, as obras ganhavam mais segurança. Assim nascia a chapa de gesso para drywall.

Os sistemas compostos pelas chapas de drywall foram muito utilizados após a Segunda Guerra Mundial, por sua rapidez de montagem. E contribuíram para a rápida reconstrução das cidades destruídas no conflito.